Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
SAUDE DA FAMILIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:309 - (843)
Autor:Zanetti, Carlo Henrique Goretti; Oliveira, José Antônio Abreu de; Mendonça, Maria Helena Magalhães de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Divisão do trabalho odontológico em perspectiva: desafio de interpretar as competências dos técnicos^ipt / Division of dentistry work in perspective: the challenge of interpreting technicians' abilities
Fonte:Trab. educ. saúde;10(2):195-222, 2012. .
Resumo:Com mais de cem anos de história, a divisão do trabalho odontológico é um processo afeto a princípios distintos, às vezes antagônicos: o profissional (social) e o administrativo (técnico/econômico). As circunstâncias geradas pelo dinamismo histórico desses princípios contendores recursivamente redefinem as possibilidades de sua operação. No Brasil de hoje, o brutal excedente de cirurgiões-dentistas na composição de força de trabalho odontológico tem gerado anomalias no processo de profissionalização da odontologia brasileira; ineficácia e injustiças no processo de racionalização e expansão da divisão de trabalho (trabalho em equipe) no Sistema Único de Saúde, em particular na atenção básica orientada pela Estratégia Saúde da Família; e a perpetuação de disputas interpretativas sobre os instrumentos normativos do ordenamento jurídico, tal como a lei n. 11.889/2008 que regulamenta as profissões de técnico em saúde bucal e de auxiliar em saúde bucal. Tudo isso são elementos cruciais para o futuro da organização de oferta de saúde bucal na atenção básica, bem como a disposição futura da força de trabalho no processo de transição epidemiológica em curso no país, hoje ainda excludente. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal Técnico de Saúde
Prática Profissional
Saúde da Família
Recursos Humanos em Saúde
Odontologia
Recursos Humanos em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:296 - (830)
Autor:Rodrigues, Paulo Henrique de Almeida; Ney, Márcia Silveira; Paiva, Carlos Henrique Assunção; Souza, Luciana Maria Borges da Matta.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Regulação do trabalho médico no Brasil: impactos na Estratégia Saúde da Familia^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);23(04):1147-1166, out./dez. 2013. .
Resumo:O artigo apresenta uma revisão da regulação do trabalho dos médicos de família no Brasil e em outros países, com o objetivo de discutir medidas recentes do Ministério da Saúde que flexibilizaram a carga horária de trabalho dos médicos na Estratégia Saúde da Família. A abordagem é feita a partir de uma revisão bibliográfica e da legislação brasileira sobre o tema, numa perspectiva comparada com experiências de outros países. A pesquisa revelou a existência de um padrão de baixa regulação estatal tanto do trabalho médico, quanto de sua formação no Brasil, especialmente no que diz respeito à medicina da família, quando comparada com experiências internacionais. Esta situação resulta numa baixa oferta de profissionais para a Estratégia Saúde da Família e contribuiu para a recente flexibilização da carga horária dos médicos e para a criação do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde. A opção pela flexibilização no lugar de maior regulação sobre a profissão pode afetar a integração das equipes de saúde da família, que constitui elemento central da estratégia e aparentemente contradiz a ênfase no papel prioritário da mesma reiteradamente declarada pelo ministério. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal de Saúde
Saúde da Família
Políticas Públicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312013000400007

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:171 - (503)
Autor:Rezende, Mônica de; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A equipe multiprofissional da 'Saúde da Família': uma reflexão sobre o papel do fisioterapeuta^ipt / 'Family health' multiprofessional teams: a reflection on the physiotherapist's role
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;14(supl.1):[1403-1410], set.-out. 2009. .
Resumo:Este artigo pretende contribuir para o debate instituído sobre a composição das equipes de Saúde da Família. Deve ser apreendido como uma reflexão sobre a possibilidade de integração do fisioterapeuta nas equipes, na intenção de mostrar os aspectos da profissão que a tornam capaz de potencializar a resolutividade da atenção básica. No estudo, foram analisados os documentos legais que aprovam as normas para habilitação ao exercício da profissão de fisioterapeuta. Nos anos setenta e oitenta, acompanhando a reforma sanitária brasileira, tais documentos oficializaram o processo que levou a fisioterapia, profissão historicamente reconhecida pela atuação clínica, a mudar seu objeto de trabalho, aproximando o fisioterapeuta de práticas preventivas e de promoção da saúde, típicas do primeiro nível do cuidado. Concluiu-se que tal mudança abriu importante espaço de integração ainda pouco trabalhado e propõe-se seu aprofundamento, direcionando a reflexão para as formas de integração e a necessidade que se impõe aos gestores de planejar suas ações de forma articulada com a comunidade, a partir da análise da situação de saúde no nível local, garantindo a intervenção sobre problemas e grupos populacionais prioritários (AU)^ipt.
Descritores:Saúde da Família
Fisioterapia (Especialidade)
Pessoal de Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000800013&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3